%201.png)

%201.png)
O Benefício Assistencial LOAS e a Possibilidade de Múltiplos Beneficiários na Mesma Família.
Introdução:
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), popularmente conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), é um direito assegurado a pessoas com deficiência e idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A elegibilidade desse benefício é comumente associada ao critério da renda familiar per capita.
1. Entendendo o LOAS:
O LOAS é um benefício assistencial, não contributivo, que garante um salário mínimo mensal a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não possuir meios de prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família.
2. O critério da renda familiar per capita:
Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário mínimo vigente. Entretanto, essa é uma avaliação inicial e pode ser revista de acordo com o contexto familiar.
3. O entendimento dos tribunais:
A jurisprudência tem avançado no sentido de reconhecer que, em determinadas situações, mesmo que a renda per capita ultrapasse esse limite, o benefício pode ser concedido. Especialmente quando há múltiplos beneficiários na mesma família.
4. Múltiplos beneficiários e a renda per capita:
Imagine uma família em que dois de seus membros possuam deficiências. Ambos podem ser elegíveis ao LOAS, mesmo que a soma de seus benefícios altere a renda per capita familiar. O que se analisa é a vulnerabilidade e as necessidades da família como um todo.
5. A realidade brasileira e a necessidade de revisão do critério:
A rigidez na interpretação do critério de renda per capita não condiz com a realidade de muitas famílias brasileiras. Há famílias que, mesmo recebendo o LOAS por parte de um de seus membros, continuam em situação de extrema vulnerabilidade, justificando a concessão a mais de um membro.
Conclusão:
O critério da renda per capita é fundamental para a avaliação inicial de concessão do LOAS. No entanto, é essencial que haja flexibilidade na sua interpretação, considerando as necessidades reais das famílias. Afinal, o objetivo maior da assistência social é garantir dignidade e bem-estar a todos.

Sobre o
advogado

Raphael Athayde especialistas em advocacia previdenciária têm anos de experiência ajudando pessoas como você a obterem o benefício BPC/LOAS, e esta pronto para ajudá-lo em todas as etapas do processo, desde a solicitação até a eventual necessidade de recursos ou ações judiciais.
Pós-Graduação em Direito Previdenciário Empresarial pela EBRADI/UNA. Direito e Prática Previdenciária, pela Universidade Candido Mendes/UCAM, atua desde 2016 no direito previdenciário, ajudando os segurados a conquistarem seus benefícios previdenciário.